O GT Currículo da ANPEd reúne pesquisadores vinculados a universidades e instituições de pesquisa brasileiras e latino-americanas que vêm se dedicando ao estudo de questões concernentes ao campo do currículo. O grupo vem discutindo, a partir e através de múltiplos referenciais teórico-epistemológicos e metodológicos, essas questões, entendendo currículo, no mais amplo sentido do termo. Esse trabalho dos pesquisadores do GT, em seus grupos de pesquisa de origem e em eventos da área, tem sido divulgado por meio de publicações e da organização e participação em eventos, nacionais e internacionais os mais diversos
          Neste ano de 2011, o tema do trabalho encomendado do GT Currículo da ANPEd tratará das relações entre as políticas de curículo e a escola. Ficou decidido que os textos dos grupos de pesquisas que escrevessem sobre a temática seriam postados em um blog para que os comentários do público que os acessar possam ser levados para a discussão na sessão de debate que ocorrerá na Reunião Anual da Anped no início de outubro.
        Segue um acesso rápido para cada texto:

Olhares Etnográficos: Investigando a Produção de Currículos na Escola

Políticas de Currículo e o cotidiano da escola: a experiência do Programa de Apoio as Licenciaturas (PROLICEN) da Universidade Federal da Paraíba e seus desafios no processo de formação docente

Políticas Curriculares, Gestão e Trabalho Docente

ProvocARTE e(m) currículos provocados, (som)dados?

Política curricular e escolas públicas: diferentes contextos, estratégias e processos.

COMPOSIÇÕES POSSÍVEIS EM PESQUISAS SOBRE POLÍTICAS CURRICULARES

O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS CURRICULARES: DANDO VOZ ÀS ESCOLAS

(Re)Pensando políticas e culturas identitárias no currículo: as contribuições de Foucault

POLÍTICAS DE CURRÍCULO E IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR: contribuições do Observatório de Cultura Escolar

ESCOLA E CONHECIMENTO EM MEIO AO JOGO POLÍTICO NO CAMPO DO CURRÍCULO

POLÍTICAS DE CURRÍCULO E ESCOLA: QUESTÕES DA PESQUISA NO CONTEXTO DA PRÁTICA

Políticas de currículo e escola: invenções cotidianas e tensões políticopráticas

Políticas de Currículo e Escola: entre fluxos e negociações

“COMO E ATÉ ONDE É POSSÍVEL PENSAR DIFERENTE?”* – micropolíticas de currículos, poéticas, cotidianos e escolas –

ÁGORAS CULTURAIS: ESCOLAS EM CENA E ATOS DE CURRÍCULO

Políticas de currículo: a luta pela significação no contexto da prática

Produção de políticas curriculares de formação de professores para a escola básica 

 

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